terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fora de controle, incêndios cruzam fronteira dos EUA com o México

Os incêndios que atingem o sul da Califórnia atravessaram a fronteira dos Estados Unidos e chegaram ao território mexicano, informou o secretário de Meio Ambiente, Juan Elvira, nesta terça-feira.

"As chamas atingiram o lado mexicano, e já consomem pontes e rodovias que ligam os dois países", afirmou Elvira à imprensa, durante um discurso na cidade de Chetumal (leste).

Ele não detalhou que localidades mexicanas foram atingidas pelo incêndio, que forçou a retirada de cerca de 300 mil pessoas na Costa Oeste dos EUA. Segundo a imprensa, uma delas é a cidade de Tecate.

Fortes ventos de até 75 km/h, que atingem o noroeste do México, impedem o uso de helicópteros para o controle das chamas, de acordo com o ministro. "O vento praticamente impossibilita a mobilização de helicópteros".

Casas incendiadas

O foco principal dos incêndios que se alastram pela Califórnia está em San Diego, a 200 quilômetros ao sul de Los Angeles. Na região, os ventos chegam a 110 km/h.

Stan Liu/Reuters
Bombeiro tenta combater fogo perto de Santa Fé (San Diego), no sul da Califórnia
Bombeiro tenta combater fogo perto de Santa Fé (San Diego), no sul da Califórnia

Cerca de 300 mil pessoas tiveram que ser retiradas devido à ameaça de suas casas serem queimadas por chamas que se espalham em qualquer direção em questão de minutos devido à vegetação seca, às altas temperaturas e ao forte vento.

Milhares de casas foram consumidas pelo fogo no sul da Califórnia, nesta terça-feira.

As chamas, que queimaram a região de montanhas do interior do Estado, alcançaram a costa se espalhando tão rápido que até mesmo os hotéis que serviam de abrigo temporário aos desalojados tiveram que ser esvaziados.

As chamas consumiram de casas à beira-mar em Malibu --onde celebridades como Barbra Streisand, Mel Gibson e David Geffen têm mansões-- até retiros nas montanhas a leste de Los Angeles e ao sul, através dos Condados de Orange e San Diego, chegando ao México.

Apenas o início

No terceiro dia de incêndios, mais de 12 focos queimaram 1.200 casas e comércios, o que pode ser apenas o início. Com os metereologistas prevendo temperaturas ainda mais quentes e fortes ventos, as chamas se mostram quase impossíveis de serem controladas.

Os moradores de ao menos 346 mil casas foram retirados apenas no Condado de San Diego, segundo a polícia. Mas o número total pode ser muito mais alto, e as autoridades tentam estimar quantas pessoas fugiram.

Desde o início dos incêndios, no sábado, as chamas queimaram 245.957 acres, ou 995 quilômetros quadrados.

Estado de emergência

O presidente George W. Bush declarou estado de emergência federal para sete Condados, o que agiliza o envio de ajuda. Bush também enviou à Califórnia diversas autoridades federais para desastres.

"Por toda a nação, estamos preocupados com as famílias que perderam suas casas e as muitas famílias que tiveram que ser retiradas de suas casas", disse Bush nesta terça-feira.

Bombeiros e moradores em fuga descreveram condições desesperadoras que devem piorar.
As temperaturas na Califórnia devem se aproximar dos 37,8ºC nesta terça nos Condados de Orange e San Diego.

Fonte: Folha uol

Nenhum comentário: