terça-feira, 6 de novembro de 2007

Uma Historia de sucesso da fundação Reviver e da igreja Deus e Amor.


A Fundação Reviver teve início em 9 de agosto de 1994, com um abrigo para idosos em Mariporã, São Paulo, através da iniciativa de sua idealizadora, Ereni Oliveira de Miranda e com apoio da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Antes disto já havia a distribuição do sopão, feito por voluntárias, sob a coordenação da irmã Ereni, para os moradores de rua, da área central da cidade.

Posteriomente a prefeitura de Sarutaiá, cidade do interior de São Paulo, doou 27.000 m2 para a construção de um asilo, com a condição de o mesmo estar pronto em um ano. Apesar das muitas dificuldades, tal objetivo foi atingido, propiciando a existência da Unidade Sarutaiá da Fundação Reviver. A Unidade Sarutaiá tem a finalidade de abrigar idosos abandonados pela família ou sem família, dando-lhes todo o sustento, juntamente com o apoio efetivo, emocional e espiritual, além de fornecer-lhes assistência médica e odontológica integral.

Em seguida surgiu a necessidade de atuar também junto a crianças extremamente carentes que necessitavam de abrigo, cuidados e apoio material. Com o crescimento da pobreza, aumentou a procura por creches, sendo que as creches das redondezas, onde está situada a sede da Fundação Reviver, no bairro Cambuci, não eram suficientes para satisfazer a demanda. Desta forma, crianças extremamente carentes, consideradas "crianças de risco" foram desprotegidas, sujeitas a maus tratos, negligência dos pais e algumas vezes agressão física e abuso sexual na família. Surgiu então a Creche Arco-Íris - Assistência Infantil Reviver, cuja principal finalidade é abrigar grauitamente "crianças de risco", amparando-as na idade de um a cinco anos, além de favorecer as mães que trabalham fora de casa, o que ajuda na manutenção da estrutura familiar.

No inverno de 1999 teve início o Projeto Anjos da Madrugada, que atende moradores de rua fornecendo-lhes cobertores, agasalhos, alimentação e conforto espiritual durante a madrugada.

No ano 2000 teve início o Projeto Aldeia Reviver. Este projeto consiste em abrigar crianças desamparadas num sistema familiar, onde um número pequeno de crianças são criadas por uma mãe social dentro de uma casa-lar, sendo que a mãe social reproduz a figura da mãe biológica, dando às crianças apoio, segurança, cuidados, orientação e afeto.

O projeto consiste na construção de 27 casas-lares na Serra da Cantareira, juntamente com a construção de uma creche, uma escola, um salão comunitário, um play-ground, uma escola de ofícios e uma igreja, sendo tal conjunto intitulado de Aldeia Reviver. Contudo,as crianças chegaram antes da construção da Aldeia e foi criada, em abril de 2000, a Unidade Backer da Fundação Reviver, através da compra de um imóvel no Cambuci, com a finalidade de abrigar algumas crianças desamparadas, em situação de risco iminente. Com a chegada de mais crianças, foi alugada outra casa, na mesma rua. Este conjunto que abriga ao todo 15 crianças foi intitulado de Unidade Provisória da Aldeia Reviver.

Atualmente, já está em fase de conclusão o projeto da unidade definitiva Aldeia Reviver na Serra da Cantareira, que terá capacidade para abrigar cerca de 200 crianças desamparadas, além de oferecer, num futuro próximo, escola e creche para os filhos de moradores carentes da região.

2 comentários:

Joyce♥ disse...

Que linda esta obra! Que continue crescendo. Quero ser voluntária na Fundação Reviver.

Unknown disse...

Amo essa obra aqui em Caxias do sul rs